top of page
Buscar
  • Foto do escritorProjeto Extensão Conversando Saúde Reprodutiva

Outubro Rosa

Atualizado: 29 de jun. de 2022

Outubro é o mês em que se faz uma massiva campanha para a prevenção do câncer de mama. O denominado “Outubro Rosa” é um movimento nacional e internacional e surgiu para conscientizar as pessoas, sobretudo mulheres, sobre a importância de detectar precocemente o câncer de mama, possibilitando um tratamento em fases ainda precoces dos tumores.


O que causa o câncer de mama?


Envelhecimento, outras pessoas na família com histórico de câncer de mama, alcoolismo, sedentarismo, sobrepeso e obesidade estão entre alguns dos fatores que estão relacionados com o câncer de mama. Lembrando que não existe uma única causa que determina a doença.


Como prevenir o câncer de mama?


A realização de atividades físicas regulares e a alimentação saudável e balanceada são grandes aliados para a prevenção do câncer de mama. Além disso, o aleitamento materno também é um fator protetor contra esse tipo de câncer. Confira aqui o post sobre amamentação: https://conversandosaudere.wixsite.com/website/post/amamenta%C3%A7%C3%A3o


Quais são os principais sintomas do câncer de mama?


Estão entre as alterações causadas pela doença: pele da mama avermelhada e/ou enrijecida e enrugada; mamilos com alterações e com saída de pus e nódulo palpável que, geralmente, não causa dor.


O que é o autoexame?


Nas diversas campanhas do outubro rosa, é difundida a necessidade das mulheres realizarem um “autoexame”, que consiste em tocar a própria mama e perceber se há alguma alteração palpável.


O autoexame é a melhor maneira para detectar o câncer de mama?


Não! O exame padrão para diagnóstico precoce do câncer de mama é a mamografia. Mulheres de 50 a 69 anos devem, a cada dois anos, realizar esse exame de rastreamento. Esse método de rastreamento permite que sejam diagnosticados tumores ainda na fase inicial, antes mesmo da pessoa ter sintomas.

O autoexame é importante para incentivar o autocuidado da mulher e a preocupação com o estado de saúde; porém, essa prática não é 100% eficaz para reduzir as taxas de mortalidade pelo câncer de mama.


Que mensagem precisamos tirar do “Outubro Rosa”?


Primeiramente, é importante que sejam realizadas campanhas constantes para a prevenção do câncer de mama. No mês de outubro falamos muito sobre essa doença, mas todas as mulheres entre 50-69 anos devem ser estimuladas a fazerem exames de rotina bianualmente para a prevenção do câncer. Essas campanhas têm que existir sempre e não somente em outubro.

Além disso, o toque das mamas não é o método ideal para detectar a doença precocemente. Sim, as mulheres devem ser estimuladas e realizarem a palpação das mamas, mas, mais que isso, precisamos difundir a importância de um acompanhamento médico rigoroso: a mamografia é o exame padrão para detectarmos precocemente casos de câncer de mama!



De onde foram tiradas as informações do texto?


1. Outubro Rosa 2020. Instituto Nacional de Câncer, Ministério da Saúde. Disponível em: https://www.inca.gov.br/campanhas/cancer-de-mama/2020/outubro-rosa-2020.

Acesso em: 29/10/2020.



10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Gonorreia

O Boletim da Organização Mundial da Saúde aponta que 87 milhões de pessoas se infectaram pela gonorreia somente em 2016. No Brasil, o Ministério da Saúde estima que, por ano, surjam 500 mil novos caso

Doença Inflamatória Pélvica (DIP)

O que é? É uma inflamação, aguda ou crônica, causada por diversos tipos de bactérias que podem acometer os órgãos reprodutivos femininos. Além disso, pode ocorrer quando, principalmente, as IST’s caus

O que são agentes teratogênicos?

Os agentes teratogênicos ou simplesmente teratógenos podem ser definidos como fatores externos (variam desde doenças até medicamentos) que, durante a gestação, podem causar alterações no desenvolvimen

Post: Blog2_Post

Formulário de inscrição

Obrigado(a)!

©2020 por Conversando sobre Saúde Reprodutiva. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page