top of page

Hepatites Virais

  • Foto do escritor: Projeto Extensão Conversando Saúde Reprodutiva
    Projeto Extensão Conversando Saúde Reprodutiva
  • 10 de ago. de 2020
  • 3 min de leitura

Atualizado: 29 de jun. de 2022

O que são hepatites virais?

Hepatites são inflamações no fígado. Elas podem ter muitas causas, sendo as principais os vírus da hepatite A, B, C, D ou E. Alguns desses vírus provocam uma inflamação aguda, ou seja, que dura poucos dias e se resolve sozinha, enquanto outros provocam uma inflamação crônica, ou seja, que pode durar muitos anos e deve ser tratada com medicamentos.


Quais são os sintomas das hepatites virais?

Os sintomas das hepatites decorrem de problemas nas funções do fígado, que incluem a digestão e a desintoxicação do organismo. Assim, um quadro de hepatite pode provocar perda de apetite, náusea, vômito, diarreia, dor abdominal e uma coloração amarelada na pele e na esclera (parte branca dos olhos). No entanto, quadros crônicos de hepatite podem ser assintomáticos por muitos anos e só vir a causar manifestações quando estiverem em um estado grave. Além disso, a longo prazo, os vírus da hepatite B e C podem provocar câncer hepático.


Como as hepatites virais são transmitidas?

Os vírus das hepatites são transmitidos de diferentes formas:

  • O vírus da hepatite A (HVA) é transmitido pela via fecal-oral, ou seja, pela ingestão de partículas virais contidas nas fezes. Isso pode ocorrer pelo consumo de alimentos mal lavados ou de água não filtrada ou fervida. Além disso, o HAV pode ser transmitido pelo sexo anal.

  • O vírus da hepatite B (HVB) é transmitido através do sexo ou pela via vertical, ou seja, da mãe para o bebê durante a gestação ou durante o parto.

  • O vírus da hepatite C (HCV) é transmitido através do sangue contaminado. Isso pode acontecer através do sexo, ou, mais comumente, pelo compartilhamento de seringas para uso de drogas intravenosas.

  • O vírus da hepatite D (HDV) ocorre pela via parenteral, ou seja, pela ingestão do vírus. No entanto, o HDV só infecta pessoas contaminadas pelo vírus da hepatite B. Por isso, ele é conhecido como vírus satélite da hepatite B.

  • O vírus da hepatite E (HEV) ocorre pela via fecal-oral, principalmente pelo consumo de carne crua de um animal contaminado


Como as hepatites podem ser prevenidas?

As hepatites A e B podem ser prevenidas através da vacinação. A vacina para hepatite A está disponível pelo Sistema Único de Saúde para crianças de 15 meses até 5 anos incompletos, em esquema de duas doses com intervalo de 6 meses.


Já a vacina da hepatite B está disponível pelo SUS para pessoas de todas as faixas etárias, em um esquema de quatro doses para crianças de até 6 meses de vida (ao nascimento e aos 2, 4 e 6 meses de vida), e em três doses para as outras faixas etárias, com um intervalo de 1-2 meses entre as primeiras doses e de 6 meses entre a primeira e a terceira dose.


Outras formas de prevenção, especialmente para a hepatite C, para a qual não há vacina, incluem o uso de camisinha, feminina ou masculina, durante as relações sexuais e o não compartilhamento de materiais de higiene pessoal - como alicates de unha ou seringas.


As hepatites A e E podem ser prevenidas através da higienização adequada dos alimentos, lavando-os com água corrente e deixando-os no cloro, bem como da fervura da água e o cozimento adequado de carnes.


Então, em resumo, para se prevenir das hepatites virais:

  • Vacine seus filhos para hepatite A e B;

  • Se você não for vacinado para hepatite B, procure um posto de saúde para se vacinar;

  • Use camisinha feminina ou masculina;

  • Higienize e cozinhe bem os alimentos antes de consumi-los;

  • Beba apenas água que você sabe que é potável, caso tenha dúvidas, ferva-a antes de consumi-la.

De onde essas informações foram tiradas?

- Ministério da Saúde

- Sociedade Brasileira de Imunizações


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Outubro Rosa

Outubro é o mês em que se faz uma massiva campanha para a prevenção do câncer de mama. O denominado “Outubro Rosa” é um movimento...

 
 
Gonorreia

O Boletim da Organização Mundial da Saúde aponta que 87 milhões de pessoas se infectaram pela gonorreia somente em 2016. No Brasil, o...

 
 
Doença Inflamatória Pélvica (DIP)

O que é? É uma inflamação, aguda ou crônica, causada por diversos tipos de bactérias que podem acometer os órgãos reprodutivos femininos....

 
 

Comments


Commenting on this post isn't available anymore. Contact the site owner for more info.
Post: Blog2_Post

Formulário de inscrição

Obrigado(a)!

©2020 por Conversando sobre Saúde Reprodutiva. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page